Forjando um caminho interdisciplinar: trajetória e formação

Sem avisar os pais, envia pelos correios uma carta manuscrita para se inscrever num curso anunciado no rádio pela Cruzada Mundial de Literatura, que prometia ensinar as “verdades bíblicas”. Semanas depois, chega um pacote com livros e um boleto de pagamento. Surpreso, o pai entra em contato com a instituição para entender o ocorrido, e então tudo se explica: foi seu filho quem, por iniciativa própria, solicitou a inscrição. Sensibilizado pela história, o diretor da Cruzada decide oferecer o curso gratuitamente. No dia 14 de agosto de 1985, a uma semana de completar oito anos, Jairo Carioca de Oliveira conclui seu primeiro curso de Teologia. A trajetória de Jairo é marcada por uma rica confluência de pertencimentos e deslocamentos: filho de retirantes nordestinos, nascido no Ceará e criado no Rio de Janeiro, sempre residindo na periferia da baixada fluminense, carrega consigo uma experiência que cruza geografias, afetos e saberes. Sua formação acadêmica é atravessada por campos diversos – teologia pública, psicanálise e educação crítica –, tecendo um percurso singular e profundamente enraizado nas tensões entre centro e periferia. Sua curiosidade intelectual, marcada por essa sensibilidade social e existencial, é tão vasta quanto diversa: transita da literatura de Dostoiévski à de Carolina Maria de Jesus, do bolero de Ravel à insurgência lírica de Djonga, passando pelo jazz de Coltrane, o blues de B.B. King e o samba ancestral de Dona Ivone Lara. Em sua escuta e em sua escrita, Jairo constrói pontes entre mundos, corpos, sons e palavras, cultivando um pensamento forjado na travessia.

Uma tríade de influências educacionais

A formação de Jairo Carioca assenta-se sobre três pilares interdisciplinares que se interpenetram em sua produção:

– Teologia Pública: Bacharel pela Faculdade Evangélica de Tecnologia, Ciências e Biotecnologia da CGADB (FAECAD) em 2017. Essa base ressoa em trabalhos sobre o sagrado e a gestão da angústia.
– Teoria Psicanalítica: Pós-Graduado Lato Sensu pelo Centro Universitário FAVENI, formação que lhe conferiu o conhecimento fundamental em psicanálise, posteriormente expandido e criticado por ele.
– Educação: Mestre e Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares. (PPGEduc) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Sua dissertação de mestrado, defendida em 2023, analisou políticas educacionais sobre sexualidade sob a lente psicanalítica. É bolsista CAPES.

ssa interdisciplinaridade não é um mero acúmulo de diplomas, mas uma estratégia metodológica central, permitindo uma compreensão crítica da subjetividade moldada por forças culturais, sociais e religiosas.

Afiliações e funções relevantes

Jairo Carioca de Oliveira possui um trânsito significativo por diversas instituições, onde desenvolve pesquisa e militância intelectual:

– Co-fundador da Escola Psicanalítica da Escuta Periphérica.
– Coordenador e co-fundador do Coletivo de Pesquisa Ativista em Psicanálise, Educação e Cultura (CPAPEC).
– Pesquisador no Laboratório de Educação, Gênero e Sexualidades (LEGESEX/UFRRJ), Grupo de Pesquisa Ativista Audre Lorde/UNIR e Grupo DIVERSITAS/USP.
– Membro do Coletivo Psicanalistas Unidos pela Democracia (PUD) e da Comissão Permanente da Política Institucional pela Diversidade, Gênero, Etnia/Raça e Inclusão (CPID) da UFRRJ https://institucional.ufrrj.br/cpid/
– Membro da Academia de Letras do Estado do Rio de Janeiro, cadeira 07 – poeta Casimiro de Abreu.
– ORCID iD: 0000-0003-0360-5884 | Currículo Lattes: 0980633135143495